
O clareamento dental é um dos tipos de clareamento mais modernos e eficazes que existem, justamente por proporcionar ao paciente uma forma mais rápida de conseguir conquistar dentes mais branquinhos.
Entretanto, é preciso saber que apesar das facilidades, esse é um procedimento que só pode ser realizado em consultório odontológico.
Além disso, por ser um procedimento mais desenvolvido e que gera resultados de maneira veloz, é comum que o clareamento de dente a laser seja algo mais caro em seu segmento.
Por isso, muitas pessoas acabam escolhendo outras maneiras de ter seus dentes mais branquinhos, mesmo que de uma forma menos segura, que é o caso do clareamento dental caseiro.
Mesmo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do clareamento dental a laser e entenda quais são suas principais características.
Além dos cuidados necessários e muito mais para que possa se direcionar a um clínica de dentista para fazer o procedimento de uma forma muito mais segura e confiante.
O que é o clareamento a laser?
O clareamento a laser, assim como o nome já diz, nada mais é do que uma forma de clarear os dentes, uma vez que a arcada dentária do ser humano acaba ficando mais escura com o passar do tempo, de modo natural, ao longo dos anos.
Portanto, é possível concluir que esse clareamento é um procedimento odontológico estético.
Em suma, ele é realizado apenas em um consultório odontológico, através do equipamento correto e do profissional adequado, que aplica o laser nos dentes e então, eles começam a clarear.
Os resultados definitivos podem ser observados com poucas sessões e costumam ser mais duradouros do que qualquer outro tipo de clareamento odonto estética.
Qual é a diferença entre o clareamento a laser e o clareamento com moldeira?
A grande diferença é que é justamente o laser que é utilizado no clareamento que potencializa a ação do gel clareador.
Isso além de trazer benefícios mais rápidos para a estética do sorriso do paciente, também conta com benefícios mais duradouros, transformando para melhor todo o procedimento em si, bem como o seu resultado.
Vale lembrar que antes do surgimento do laser, os loteamentos eram feitos apenas com géis que eram aplicados sob o dente e agiam de forma química para clarear o sorriso do paciente.
Entretanto, quando o tratamento não era feito de maneira adequada, aquilo que era para beneficiar o paciente acabava o prejudicando.
Isso porque, o gel, quando aplicado da forma errada ou quando fica em contato com os dentes no tempo inadequado, pode acabar resultando no desgaste do esmalte dentário.
Isso é uma insegurança mais difícil de acontecer quando o paciente opta pelo clareamento a laser nos dentes, por exemplo.
O clareamento enfraquece os dentes?
Assim como já mencionado anteriormente, o clareamento, quando feito da forma correta, só tem a beneficiar a estética do sorriso.
Entretanto, ao realizar o procedimento com uma pessoa que não seja profissional, o procedimento pode apresentar riscos à saúde bucal, uma vez que o gel clareador pode acabar desgastando os esmaltes dentários.
Vale a pena pontuar que uma vez sem os esmaltes dentários, ou com eles parcialmente danificados, o paciente fica muito mais fragilizado em relação ao surgimento de doenças bucais, aumentando potencialmente as chances do desenvolvimento de questões, como:
- Cáries;
- Placas bacterianas;
- Tártaro;
- Gengivite;
- Doenças periodontais.
Além disso, todo esse cenário ainda acaba piorando quando o paciente faz o uso de aparelho de dente, ou não cuida da forma correta de sua saúde bucal, com a falta de escovação e o uso do fio dental, por exemplo.
Tipos de clareamento dental
Além do clareamento dental a laser, no consultório do profissional dentista também é realizado um mais tradicional, onde o dentista usa apenas um gel clareador e deixa agir sem a utilização do laser.
Assim como o nome mesmo já diz, esse tipo de clareamento é realizado em casa, mas o paciente deve solicitar a orientação do dentista primeiro, para que não prejudique o seu esmalte dentário.
Os materiais utilizados nesse tipo de clareamento são materiais domésticos indicados por um profissional dentista, que passa por escrito em uma caneta personalizada a lista necessária.
O preço do clareamento dental a laser pode variar de cada sessão, sendo entre 800 a 2 mil reais, sempre dependendo dos materiais e profissional selecionado.