Olhos

Por que os olhos dos bebês mudam de cor?

Se você já esteve perto de um recém-nascido, é provável que você se apaixonou pelos dedos gorduchos e se derreteu com os olhos azuis brilhantes que olham ao redor de um mundo pós-uterino. Talvez um ano depois você veja o pequeno Davi novamente enquanto ele esmaga o rosto nas migalhas doces de seu primeiro bolo de aniversário.

Entre manchas de glacê de creme de manteiga, você percebe que seus olhos são castanhos. Este não pode ser o mesmo bebê, seus olhos eram azuis apenas alguns meses atrás.

Não se preocupe, não há motivo para alarme. Aquele bebê de olhos castanhos coberto de bolo é o mesmo recém-nascido de olhos azuis. Mudar a cor dos olhos é uma parte normal do desenvolvimento do bebê.

Em 9 meses a 3 anos de idade, a cor dos olhos de um bebê “se define” em um único tom (ou em casos raros duas cores chamadas heterocromia ) à medida que mais melanina é liberada em seus olhos. É por isso que quando você viu os olhos do pequeno Davi em sua festa de primeiro aniversário, eles não eram mais azuis, eram castanhos.

Melanina é o que importa

Quando você percebe a cor dos olhos de alguém, você está olhando para uma parte do olho chamada íris, um anel ao redor da pupila cheio de melanina.

A melanina é um pigmento que dá cor aos nossos cabelos, olhos e pele. Dependendo da quantidade de melanina na íris , pode ser tons de cinza, verde, avelã, âmbar, marrom ou até vermelho, e a cor dos olhos de cada pessoa é única.

A cor dos olhos não é apenas para estética. Como a maioria de sua biologia, a cor dos olhos tem um propósito. Milhares de anos atrás, os primeiros humanos tinham algo em comum, todos eles tinham olhos castanhos.

Assim como a melanina nas células da pele protege contra os raios UV prejudiciais do sol, a melanina em nossos olhos evita que os raios nocivos causem danos a longo prazo, como catarata ou tipos raros de câncer ocular.

À medida que os humanos migraram e se estabeleceram em climas com menos exposição ao sol, eles exigiram menos melanina e a genética humana adaptada. Embora a cor dos olhos mais comum ainda seja marrom em todo o mundo, isso explica por que as pessoas com ancestrais europeus tendem a ter cabelos, pele e olhos mais claros.

Curiosamente, toda melanina é marrom. Quanto mais melanina um olho tiver, mais escuro ele parecerá. Em olhos com menos melanina, como azul ou verde, menos luz é absorvida e se espalha ao redor do olho em um fenômeno chamado efeito Tyndall. É semelhante ao motivo pelo qual o céu parece azul.

Mas a hereditariedade também ajuda

A hereditariedade da cor dos olhos pode ser direta, como quando dois pais com um gene dominante de olhos castanhos geram uma criança de olhos castanhos. No entanto, um estudo de 2016 mostrou que 16 genes estão envolvidos na determinação da cor dos olhos de uma pessoa.

Dois pais com um gene recessivo de olhos azuis podem ter um filho com olhos castanhos por causa de genes modificadores ou mutações.

As mutações genéticas ocorrem quando os genes são “errados” ou desligados devido a condições ambientais ou doenças. O ponto é que a genética é complicada, mas é por isso que você é a única pessoa no mundo com seus olhos.

Todo cuidado com os bebês são importantes, seja fazer a limpeza de casa ou a higienização da sua cadeirinha, e evitar possóveis alergias e problemas na pele.

Vá em frente e dê uma olhada mais longa no espelho. Seus olhos contam uma história única de milhares de anos que começou com seus ancestrais e agora inclui você.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *