A obesidade é um dos maiores problemas de saúde na atualidade, pois a obesidade pode acarretar vários problemas e até levar a pessoa à morte.
Mas como acabar com a obesidade? Se você quer saber mais sobre o assunto, então continue conosco e leia o artigo até o final.
O que é obesidade?
A obesidade é um distúrbio em que o corpo apresenta gordura corporal em excesso e pode acarretar em sérios problemas de saúde, podendo levar a pessoa à morte.
Segundo estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), avalia-se que no ano de 2025 deverá haver cerca de 700 milhões de pessoas adultas, no mundo, com obesidade, e 2,3 milhões estejam acima do peso.
A população brasileira está enfrentando esse problema, cerca de 60% foi o aumento de pessoas obesas nos últimos anos.
Esses dados levam a crer, que se algumas medidas não forem tomadas a população de obesos irá triplicar.
Como sair dessa condição de obesidade?
Como você já sabe a obesidade é uma doença, e as pessoas obesas precisam fazer algo para se livrar dessa condição, pois ela pode acarretar em sérios problemas de saúde.
Não pense que é tão fácil assim perder peso, emagrecer, pois comer em demasia, na maioria dos casos é um distúrbio associado a problemas emocionais. Saber como acabar com a obesidade é o que a grande maioria das pessoas deseja.
A princípio é preciso entrar em um site e procurar um médico para saber a causa da obesidade, que às vezes pode ser decorrente de problemas com a glândula tireoide.
Depois de descobrir as causas da obesidade é hora de tratar, mas com a ajuda de um especialista.
É preciso que a pessoa queira se tratar e fazer tudo que estiver ao seu alcance para poder emagrecer com saúde.
Existem vários gatilhos que desencadeiam a compulsão por comer, e saber o que pode estar por detrás desses gatilhos é a melhor forma de tratar a obesidade.
Quais os principais hábitos?
A obesidade começa a partir da alimentação feita de maneira errada, ou seja, comer besteiras como biscoitos, sorvetes, doces, entre outros;
E caso queira comer algo diferente mas que ao mesmo tempo seja saudável, escolher uma cesta diet de café da manhã é uma boa opção.
O sedentarismo é um péssimo hábito que as pessoas obesas têm, pois ficar sentado ou deitado a maior parte do tempo, sem se exercitar ou praticar algum tipo de atividade auxilia na obesidade;
Dormir poucas horas por noite;
Não ter uma alimentação regrada, saudável;
Consumir bebidas alcoólicas com frequência;
Consumo de refrigerantes, etc.
Além desses existem muitos outros hábitos que podem levar à obesidade.
A cirurgia bariátrica é segura?
Sim, a cirurgia bariátrica é segura, desde que feita por um profissional qualificado e com boa reputação. Inclusive há notícias de idosos com vida preservada por optar em realizar bariátrica.
Porém, não adianta fazer a cirurgia bariátrica e depois continuar se alimentando de maneira errada e abrindo mão das atividades físicas.
No entanto, para fazer a cirurgia bariátrica é preciso atender alguns requisitos necessários, como:
- obesidade mórbida com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40kg/m 2,
- ou com obesidade moderada que possui IMC acima de 35 mg/m2.
Em quanto tempo há resultado de cura da obesidade?
Depois de fazer a cirurgia bariátrica a pessoa começa o processo de emagrecimento, pois a quantidade de alimentos consumidos é muito menor, é nessa hora que começa a perda de peso.
Em dois anos o peso estabiliza e a pessoa não emagrece mais, por isso deve ser mantida uma dieta saudável e a prática de atividades físicas. O emagrecimento já começa a ser sentido na primeira semana após a cirurgia.
Quem já fez a cirurgia bariátrica afirma que emagreceu de forma saudável e consegue manter o peso com auxílio de uma nutricionista e com a prática de esportes.
Contudo, vale lembrar que é sempre importante ter um acompanhamento médico ou contar com uma empresa que ofereça seguros, inclusive seguro de vida.