Bem estar

Joanetes 101: o que você precisa saber sobre esta condição comum do dedo do pé

Joanetes 101: o que você precisa saber sobre esta condição comum do dedo do pé

O que é um joanete?

Um joanete é um problema que pode se desenvolver devido ao hálux valgo, uma deformidade do pé. O termo “hálux valgo” é latino e significa um giro para fora (valgo) do dedão do pé (hálux). O osso que une o dedão do pé, o primeiro metatarso, torna-se proeminente na borda interna do pé. Essa protuberância é o joanete e é composta de osso e tecido mole.

O que causa joanetes?

De longe, a causa mais comum de joanetes é o uso prolongado de sapatos mal ajustados, geralmente sapatos com uma biqueira estreita e pontiaguda que aperta os dedos dos pés em uma posição não natural. A hereditariedade também pode desempenhar um papel na formação de joanetes. Um estudo da American Orthopaedic Foot and Ankle Society descobriu que 88% das mulheres nos EUA usam sapatos muito pequenos e 55% têm joanetes. Não surpreendentemente, os joanetes são nove vezes mais comuns em mulheres do que em homens.

Os joanetes podem ser prevenidos?

Os joanetes geralmente se tornam dolorosos se forem permitidos progredir. Mas nem todos os joanetes progridem. Muitos problemas de joanete podem ser gerenciados sem cirurgia. Em geral, joanetes que não são dolorosos não precisam de correção cirúrgica. Por esta razão, os cirurgiões ortopédicos não recomendam a cirurgia “preventiva” para joanetes que não doem; com cuidados preventivos adequados, eles podem nunca se tornar um problema.

A dor do joanete pode ser gerenciada com sucesso na grande maioria dos casos, mudando para sapatos que se ajustem adequadamente e não comprimam os dedos dos pés.

  • Não selecione sapatos pelo tamanho marcado dentro do sapato.
  • Meça os dois pés regularmente, pois o tamanho pode aumentar com a idade e a maioria das pessoas tem um pé maior que o outro. Escolha um tamanho para caber no pé maior.
  • Ajuste no final do dia, quando seus pés são maiores. Fique de pé durante o processo de ajuste e verifique se há espaço adequado (3/8″ a 1/2″) para o dedo mais longo no final de cada sapato.
  • Certifique-se de que a bola do seu pé se encaixa bem na parte mais larga (bolsa da bola) do sapato.
  • Não compre sapatos que pareçam muito apertados, esperando que eles “estiquem” para caber.
  • Seu calcanhar deve caber confortavelmente no sapato com uma quantidade mínima de deslizamento.
  • Caminhe no sapato para ter certeza de que ele se encaixa e se sente bem. (Sapatos da moda podem ser confortáveis.)

A cirurgia de joanete é para você?

Se o tratamento não cirúrgico falhar, você pode considerar a cirurgia. Muitos estudos descobriram que 85 a 90 por cento dos pacientes submetidos à cirurgia de joanete estão satisfeitos com os resultados.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Bem estar