
Há uma grande variedade de condições e lesões que podem afetar o pé e o tornozelo. Neste artigo, discutiremos cinco condições comuns do pé e tornozelo e suas opções de tratamento associadas.
Dedos em martelo
O dedo em martelo é uma deformidade comum do pé que envolve uma curvatura anormal na articulação do meio do segundo, terceiro ou quarto dedo do pé. Essa curva faz com que o dedo do pé se assemelhe a um martelo. No início, os dedos em martelo são flexíveis e fáceis de tratar com métodos não cirúrgicos. Se não for tratado, o dedo do pé pode ficar preso nessa posição. A única maneira de corrigir um dedo em martelo rígido é com cirurgia.
Fascite Plantar
Existem muitas causas de dor no calcanhar, mas a fascite plantar é a mais comum. A fascite plantar causa dor aguda na parte inferior do calcanhar. A dor geralmente é pior logo pela manhã ou após longos períodos de descanso. A dor pode desaparecer à medida que você anda e alonga a fáscia plantar.
Tendinite de Aquiles
A tendinite de Aquiles causa dor na parte de trás do calcanhar, onde o tendão de Aquiles se liga ao osso do calcanhar. A dor geralmente se desenvolve lentamente e piora com o tempo. Você também pode notar que a pele atrás do calcanhar fica vermelha, inchada e mais grossa.
Instabilidade do Tornozelo
Entorses de tornozelo repetidas ou não tratadas podem levar à instabilidade crônica do tornozelo. Essa condição faz com que seu tornozelo fique bamba e instável. Você pode sentir dor persistente e notar seu tornozelo rolando para o lado repetidamente. Muitos atletas sofrem de instabilidade no tornozelo.
Esporas Ósseas
Um esporão ósseo é um crescimento ósseo que se projeta do osso do calcanhar. Seu corpo pode responder a uma lesão de tecido mole não tratada crescendo mais osso, o que leva a um esporão. As causas comuns de esporões ósseos no calcanhar incluem fascite plantar e artrite.