Dieta e Nutrição

8 Alimentos de Suporte Imunológico

Um sistema imunológico forte é importante, especialmente no clima de hoje. Durante as estações em que estamos mais propensos a doenças, muitas vezes procuramos maneiras de ajudar a apoiar a imunidade.

Muitos estudos mostram que uma dieta equilibrada combinada com sono e exercícios adequados prepara efetivamente nosso corpo para combater infecções e doenças. 

Ao longo dos anos, muitos alimentos também ajudaram a contribuir para um estilo de vida saudável. Incorporar alguns desses alimentos na dieta pode ajudar a fortalecer a imunidade do nosso corpo. Então, da próxima vez que você for ao supermercado, faça uma lista e ligue seu prato para incluir esses alimentos nutritivos.

Bagas

Muitas vezes chamado de “super alimento” por causa de sua densidade de nutrientes, as bagas de cores vivas são repletas de vitaminas, fibras e um tipo de antioxidante chamado polifenóis. Antioxidantes são moléculas que inibem os efeitos dos radicais livres, subprodutos metabólicos que podem causar danos às células. Bagas comumente disponíveis que são ricas em vitamina C e antioxidantes incluem: mirtilos, morangos, framboesas e amoras. Variedades exóticas, como goji berries e sabugueiro, também estão no topo da lista!

Cogumelos

O efeito anti-inflamatório de alguns cogumelos demonstrou melhorar muito a eficiência do sistema imunológico. Baixos em calorias e ricos em fibras, os cogumelos de botão são especificamente preenchidos com riboflavina, niacina, vitaminas do complexo B, potássio, beta glucana e antioxidantes. O glucomannan é uma forma de fibra solúvel fortemente ligada à saúde do sistema imunológico, além de ajudar a manter os níveis normais de colesterol e um coração saudável. 

Iogurte

Comer iogurte regularmente pode impactar positivamente vários aspectos da sua saúde, incluindo a imunidade. Os probióticos, encontrados no iogurte e em outros produtos fermentados, podem ajudar a aliviar a gravidade dos resfriados e reduzir a inflamação em alguns casos, o que pode estar relacionado a várias condições de saúde, como infecções virais e distúrbios intestinais. 

Procure rótulos que digam “culturas vivas e ativas”. Procure também por adição de vitamina D. Estudos mostram que pessoas com baixos níveis de vitamina D podem ser mais propensas a resfriados ou gripes. O iogurte também foi encontrado para ajudar na redução do risco de doenças cardíacas, bem como no controle de peso. 

Espinafre

Popeye compreendia o poder do espinafre. Este superalimento é repleto de nutrientes, incluindo vitamina E, magnésio e folato, que ajudam seu corpo a produzir novas células e reparar o DNA. 

O resultado – pode aumentar a capacidade de combate a infecções do nosso sistema imunológico. Também possui fibras e antioxidantes. Obtenha o máximo benefício comendo-o cru. 

Brócolis

Este grampo de cozinha é embalado com muitos nutrientes. Com vitaminas A e C, fibras e o antioxidante glutationa, o brócolis pode ajudar seus sistemas a defender o corpo de danos e ajudar a combater doenças. 

A vitamina C  é um nutriente essencial para a função imunológica, e o brócolis é carregado com ela. Devido à fibra que contém, o brócolis pode ajudar a regular o uso de açúcares pelo corpo, mantendo sua fome sob controle também. A chave para manter o poder deste vegetariano super-carregado é cozinhá-lo o mínimo possível. 

Alho

Faz muito mais do que realçar o sabor dos alimentos. O alho é um remédio caseiro comum para a prevenção de resfriados e outras doenças. 

O alho cru pode ajudar a combater infecções graças à sua capacidade de combater bactérias, vírus e fungos. O alho contém um composto chamado alicina, um líquido oleoso e levemente amarelo que dá ao alho sua cor e, quando é esmagado, mastigado ou fatiado – acredita-se que dê ao alho suas propriedades saudáveis. 

Missô

Miso é um tempero tradicional japonês feito de soja fermentada. Rico em probióticos, que são as “bactérias boas” também encontradas no iogurte e no intestino, o missô pode apoiar a função imunológica, reduzindo o crescimento de bactérias nocivas. Suas propriedades estimulantes do sistema imunológico podem ajudar a evitar infecções. 

Batata doce

A batata-doce contém beta-caroteno – que é transformado em vitamina A pelo fígado – varrendo os radicais livres prejudiciais – bem como vitamina C, que são duas das vitaminas antioxidantes mais fortes. 

Essas vitaminas ajudam a regular o sistema imunológico, apoiam a proteção natural do seu corpo contra infecções e podem até melhorar o processo de envelhecimento. 

Com seis gramas de fibra em uma batata-doce cozida, isso fornece cerca de um quarto da ingestão diária recomendada. Este vegetal de raiz também é uma boa fonte de prebióticos, o que ajuda a melhorar o equilíbrio de suas bactérias intestinais e a saúde geral do intestino. 

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