Curiosidades

Cirurgia robótica: saiba tudo sobre a tecnologia!

equipe médica em cirurgia com equipamentos de epi adequados

Não tem jeito, a tecnologia está presente em nossas vidas em praticamente todos os lados, afinal temos um smartphone na mão, um carro que estaciona sozinha, um relógio que fala e muito mais.

Para saber como abrir uma empresa de manutenção nestas máquinas, continue conosco.

Na medicina, a presença da tecnologia é evidente, por meio da cirurgia robótica. Essa novidade vem trazendo inúmeros benefícios como uma cirurgia que é menos invasiva e como resultado, o processo de recuperação é muito mais rápido.

Com a chegada da tecnologia 5G a tendência é que a realização da cirurgia robótica aumente ainda mais e, dependendo da situação, será possível fazer uma cirurgia de forma remota, consegue imaginar isso?

Definindo cirurgia robótica

Antes de mais nada, é preciso explicar o que é cirurgia robótica. Essa modalidade consiste em um procedimento que é assistido por robôs.

Isso faz com que o cirurgião conduza todas as manobras, mas o “colocar a mão na massa”, propriamente dito fica a cargo dos robôs, pois o médico estará controlando todas as ações deles.

Claro que o profissional estará observando suas ações por meio de câmeras com resolução altíssima e ele é que controla tanto esse equipamento como os “braços e mãos” dos robôs.

E esses robôs estão sempre calibrados, por peças de retífica de máquinas pesadas e bem ajustados, o que aumenta a precisão.

Fato é que, a cirurgia robótica é a mais moderna e que oferece um procedimento com o mínimo de invasão.

Por que a cirurgia robótica é benéfica?

Sim, os benefícios que se destacam são: uma cirurgia minimamente invasiva e uma recuperação mais rápida, e com inúmeras vantagens não param por aí.

Quem opta pela cirurgia robótica ainda vê as chances de complicação reduzirem de maneira significativa.

Isso acontece, porque como o procedimento é menos invasivo, o risco de a pessoa sofrer com complicações diminui.

Logo, porque a pessoa perde menos sangue e a taxa de infecção cai, porque a “invasão” no corpo é bem menor.

Tudo isso, torna o trauma de uma cirurgia menor e a recuperação mais rápida.

Sem contar que o procedimento ainda faz com que a formação de aderências e de tecidos cicatriciais diminua fazendo com que o paciente usufrua de uma melhor qualidade de vida e fique livre de complicações que podem gerar incômodos ou dor.

A cirurgia ainda é benéfica quando o assunto é estética, porque com a tecnologia, os cortes ficam menores ou quase imperceptíveis.

E por isso o uso do uniforme hospitalar funciona como proteção, conforto e segurança nesses dias.

Em quais áreas é possível optar pela cirurgia robótica?

Fitas de DNA com elemento robótico
FITAS DE DNA

A tecnologia está avançando e a pessoa que precisar passar por uma cirurgia para resolver problemas ginecológicos como câncer de endométrio, de ovário ou endometriose pode apostar no procedimento.

Algumas doenças do aparelho digestivo também podem ser realizadas, como é o caso do câncer colorretal, de estômago.

A cirurgia bariátrica também pode ser realizada assim como o problema de refluxo gastroesofágico e para tratar hérnias que aparecem na parede abdominal.

Tumores do mediastino, câncer de pulmão, doenças na região torácica, e patologias na laringe e na tireoide também podem ser submetidas ao auxílio dos robôs.

A tecnologia é uma aliada quando o assunto é trazer mais qualidade de vida para as pessoas e isso pode ser observado por meio da implementação da cirurgia robótica.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Curiosidades