Bem estar

7 truques caseiros fáceis para ter uma pele saudável

Para a sua melhor aparência, vá além de abastecer sua penteadeira com produtos de cuidados com a pele e convide hábitos de pele saudável em sua vida diária.

Uma boa rotina de cuidados com a pele não é apenas sobre quais soros e hidratantes você escolhe aplicar – estabelecer bons hábitos em casa é um passo igualmente crucial. E com muitas pessoas passando mais tempo em casa do que nunca durante a pandemia do COVID-19 , agora é o momento perfeito para avaliar seu ambiente e fazer melhorias onde puder.

Aqui estão sete truques caseiros que podem ajudar a promover uma pele saudável.

1 – Adicione um umidificador para ajudar a manter a pele hidratada

A secura é o pior inimigo da sua pele . “Quando a pele não tem hidratação adequada, desencadeia várias reações, sendo uma delas mais produção de óleo e mais erupções ”, diz Annie Gonzalez, MD , dermatologista certificada pela Riverchase Dermatology em Miami. Isso é exacerbado nos meses de inverno devido à queda dos níveis de umidade do lado de fora e ao bombeamento de calor artificial pela sua casa. Sua jogada: adicione um umidificador para introduzir a umidade de volta no ar.

Anna H. Chacon, MD , dermatologista certificada pelo conselho com sede em Miami, que atua no conselho consultivo da Smart Style Today , diz que os umidificadores podem ser especialmente úteis para aqueles que sofrem de pele seca ou eczema .

Uma revisão publicada no Journal of the European Academy of Dermatology and Venerology em fevereiro de 2016 relacionou baixas temperaturas e baixos níveis de umidade com uma barreira cutânea menos eficaz e uma pele mais propensa a irritantes e alérgenos. E um pequeno estudo publicado em julho de 2019 na Skin Research and Technology descobriu que dormir em ambientes com níveis de umidade abaixo de 30% diminuiu a hidratação da pele em quase 25%.

É por isso que é uma boa ideia instalar um umidificador em seu quarto e considerar investir em um segundo para o seu espaço de trabalho em casa, se é onde você passa a maior parte do tempo. Defina os níveis de umidade entre 30 a 50 por cento, sugere o Dr. Gonzalez.

2 – Mude sua fronha para seda

Uma simples troca de fronhas pode ajudar sua pele? Provavelmente – dependendo da sua posição de dormir. “Fronhas de seda podem ser incrivelmente úteis na prevenção de rugas para quem dorme de bruços ou de lado”, diz Gonzalez. “Quando um lado do rosto é espremido contra um travesseiro por oito horas por noite, esse lado é mais propenso a desenvolver rugas do que o outro.” Além disso, diz Gonzalez, a seda não é tão seca quanto o algodão e não retira a umidade da pele enquanto você está cronometrando esses zzz.

Não há muita pesquisa para apoiar essas alegações, então Gonzalez diz para não confiar em sua fronha como sua única solução antienvelhecimento. Mas também não causará nenhum dano. E enquanto você está nisso, certifique-se de manter suas fronhas limpas. Deborah Longwill, MD, dermatologista certificada pelo Miami Center for Dermatology em Miami e cofundadora da Doctor’s Daughter Skincare , sugere lavar fronhas uma vez por semana e travesseiros uma vez por mês em um detergente destinado a peles sensíveis. “Quanto menos produtos químicos, melhor”, diz ela.

3 – Configure seu quarto para dormir bem

Ter uma boa noite de sono não apenas deixa você se sentindo revigorado, mas também beneficia a sua pele. “ O sono ruim ou insuficiente pode aparecer no rosto, resultando em pálpebras penduradas, olhos inchados, olheiras, pele pálida, mais rugas e pele caída”, diz Gonzalez. Assim como o corpo precisa dormir para se recuperar, a pele também precisa. “Durante o sono, o fluxo sanguíneo para a pele aumenta, reconstruindo o colágeno e reparando os danos da exposição aos raios UV para reduzir rugas e manchas da idade ”, diz Gonzalez.

Um estudo publicado em janeiro de 2015 na Clinical and Experimental Dermatology envolvendo 60 participantes descobriu que bons dorminhocos – definidos como aqueles que dormiam de sete a nove horas de qualidade de sono por noite – tinham pontuações mais baixas de envelhecimento da pele em comparação com quem dormia mal. Os bons dorminhocos também estavam mais satisfeitos com sua própria aparência e atratividade.

Então, o que você pode fazer para priorizar o sono? A National Sleep Foundation recomenda ajustar o termostato entre 60 e 67 graus, diminuir as luzes cerca de uma hora antes de dormir e investir em um colchão, lençóis e travesseiros que você achar mais confortável.

Desligar os aparelhos eletrônicos bem antes de dormir também pode ajudá-lo a ter um sono de qualidade.

Um estudo controlado randomizado publicado em janeiro de 2018 no Journal of Psychiatric Research descobriu que os participantes que usavam óculos de cor âmbar duas horas antes de dormir por uma semana tiveram maiores melhorias nos sintomas de insônia do que aqueles que usavam óculos de cores claras.

Pesquisadores escrevem que a luz azul de dispositivos, como seu computador, pode suprimir a produção de melatonina, um hormônio que promove o sono.

4 – Deixe sua geladeira com alimentos saudáveis ​​para a pele

Você já notou um aumento nas espinhas depois de comer junk food? De acordo com a Mayo Clinic , alimentos ricos em carboidratos refinados , como pão e batatas fritas, podem piorar as condições da pele, incluindo a acne. Além disso, certos nutrientes podem realmente promover uma pele saudável, como ácidos graxos, vitamina C e probióticos .

“Ácidos graxos essenciais como ômega-3 e ômega-6 são a base das células saudáveis”, diz Gonzalez. “Essas gorduras ajudam a produzir a barreira natural de óleo da pele, fundamental para manter a pele jovem e hidratada.” Ser pobre em gorduras ômega-3, por outro lado, pode levar a uma pele áspera e escamosa, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) .

O NIH recomenda que homens adultos consumam 1,6 gramas (g) de ômega-3 por dia, enquanto as mulheres devem ingerir 1,1 g por dia do nutriente, que pode ser produtos encontrados em alimentos como nozes, sementes de chia e salmão.

Gonzalez também recomenda a vitamina C , encontrada em frutas cítricas e salsa. É um antioxidante chave que mantém a pele saudável, seja ingerido por via oral ou aplicado topicamente, de acordo com uma revisão de julho de 2012 publicada na Dermato Endocrinology .

Gonzalez diz que pode aumentar a produção de colágeno e combater os danos dos radicais livres por meio de suas propriedades antioxidantes.

Finalmente, os probióticos , encontrados no iogurte, são uma adição valiosa à sua rotina de cuidados com a pele. Os probióticos são bem conhecidos por seu impacto positivo no sistema imunológico e no intestino, e também podem ajudar com acne, rosácea, dermatite atópica e fotoenvelhecimento, que se manifesta na pele como rugas, de acordo com um artigo de junho de 2015 publicado no International Revista de Dermatologia Feminina .

“Os probióticos ajudam a manter seu microbioma, o que ajuda na textura e na barreira da pele”, diz o Dr. Longwill. “Manter um microbioma saudável também deixa você com uma pele saudável e brilhante.”

5 – Recorra a suplementos para vantagens potenciais da pele

Os suplementos também podem ajudá-lo a obter as principais vitaminas que foram associadas aos benefícios da pele.

Suplementos de vitamina E – em 400 unidades internacionais por dia (UI) – demonstraram melhorar os sintomas e a qualidade de vida de pessoas com eczema, de acordo com um estudo de novembro de 2015 publicado no Journal of Research in Medical Sciences .

Gonzalez recomenda um suplemento de vitamina A se você estiver lutando com sinais de envelhecimento ou embotamento, e um suplemento de vitamina B se hiperpigmentação e acne forem suas principais preocupações. “A vitamina A suporta o crescimento de colágeno , mantendo a pele gorda e robusta, enquanto a vitamina B promove a renovação celular e controla a produção de sebo”, diz ela.

Os benefícios de incorporar a vitamina A em sua dieta são bem conhecidos, embora os benefícios do suplemento não sejam tão claros, de acordo com a Harvard TH Chan School of Public Health . Mas se é o crescimento de colágeno que você procura, considere os suplementos de colágeno, que se tornaram uma maneira cada vez mais popular de aproveitar os benefícios da proteína para a pele .

Uma revisão publicada em janeiro de 2019 no Journal of Drugs in Dermatology encontrou resultados promissores de que os suplementos de colágeno podem ajudar na cicatrização de feridas e no envelhecimento da pele.

Os pesquisadores relatam que os suplementos de colágeno aumentaram a elasticidade da pele, hidratação e densidade de colágeno. Além disso, eles são seguros e não apresentam desvantagens notáveis.

Chacon também recomenda tomar niacina (vitamina B3). “A nicotinamida oral a 500 miligramas duas vezes ao dia é conhecida por dificultar o desenvolvimento de câncer de pele”, diz ela. Um estudo de agosto de 2015 publicado na American Health & Drug Benefits descobriu que seguir esse regime por um ano diminuiu a taxa de novos cânceres de pele de células escamosas e células basais em quase 25% entre pacientes com alto risco de câncer de pele .

Apenas certifique-se de consultar um médico antes de iniciar um regime de suplementos

6 – Luz de velas de aromaterapia para alívio do estresse

Muitas vezes, o estresse que você está sentindo como resultado de um prazo de trabalho que se aproxima rapidamente, drama familiar ou ansiedade sobre o futuro está escrito em seu rosto. Culpe seus hormônios. “O estresse desempenha um papel importante na saúde e aparência da pele devido ao hormônio cortisol que é liberado”, diz Gonzalez. “O cortisol estimula as glândulas da pele a produzir mais óleo, deixando-a mais propensa a acne e outros problemas.” E se o estresse persistir e se tornar crônico, ele pode suprimir o sistema imunológico, levando a mais infecções de pele e reações alérgicas piores , de acordo com um estudo de junho de 2014 publicado na Inflammation & Allergy Drug Targets .

“ Sem mencionar, em tempos de estresse total, pode ser fácil negligenciar as rotinas de cuidados com a pele ou ignorá-las completamente”, diz Gonzalez. “Encontrar maneiras de desestressar terá efeitos positivos na pele e na saúde mental e bem-estar geral, para que você não precise fazer um botox.” Desestressar pode parecer mais fácil dizer do que fazer, mas existem alguns ajustes simples que você pode fazer em casa para promover uma atmosfera mais calma. Aqui está uma fácil: acenda uma vela infundida com um perfume que induzirá ao relaxamento, como lavanda . De acordo com a Cleveland Clinic , a aromaterapia – e a lavanda em particular – pode reduzir sua ansiedade e melhorar seu humor.

7 – Faça da água parte de sua rotina diária

O caminho mais barato para uma pele brilhante? Beber mais água. “Como um órgão vital, a pele precisa de hidratação adequada de dentro para fora para maximizar a resiliência e evitar rugas”, diz Gonzalez. Um estudo de agosto de 2015 publicado na Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology envolvendo 49 mulheres descobriu que beber 2.000 mililitros (ml) extras – cerca de 8 xícaras – de água por dia teve um impacto positivo na pele, especialmente para aquelas que não estavam acostumadas a beber muita água .

Para aumentar o consumo de água, Gonzalez sugere que se habitue a beber um copo de água sempre que se levantar para ir ao banheiro. “Isso criará um ótimo ciclo, pois quanto mais água você beber, mais terá que ir ao banheiro”, diz ela.

Veja outros conteúdo e dicas

Qual a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Você pode gostar

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Bem estar