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5 métodos de atenção plena para ansiedade em 2020

Para muitas pessoas, relaxar significa passar algum tempo em frente à TV no final de mais um dia longo e estressante. A maioria das pessoas tem uma vida ocupada, cheia de tarefas, estresse e ansiedade e, como você provavelmente já notou, a TV realmente não reduz ou combate o estresse e a ansiedade.

Existem várias e simples técnicas de mindfulness para reduzir o estresse e a ansiedade e a boa notícia é que a maioria dessas estratégias pode ser praticada por praticamente qualquer pessoa.

Uma simples respiração profunda pode acalmá-lo rapidamente e reduzir seus níveis de estresse. Quando você respira fundo algumas vezes, está ativando a resposta natural do seu corpo à ansiedade e consegue se sentir mais calmo e relaxado.

Discutiremos brevemente os 5 métodos de atenção plena para a ansiedade e como você pode trazer seu sistema nervoso de volta ao equilíbrio.

#1: Contagem de Respiração

Essa estratégia simples pode reduzir instantaneamente sua ansiedade. Para contar a respiração, basta contar até 6 ao inspirar e, em seguida, contar até 10 ao expirar.

Apenas contando enquanto você respira, você diminui instantaneamente sua taxa de respiração e com respirações longas e profundas são suficientes para reduzir sua ansiedade.

Quando você pratica a contagem da respiração, as respirações profundas permitem que você libere mais dióxido de carbono ao expirar. Isso não apenas diminuirá sua frequência cardíaca, mas também o acalmará e restaurará seu equilíbrio emocional.

Se você está começando com a contagem da respiração, você pode tentar diferentes proporções numéricas para ver o que funciona melhor para você. O 6 e o ​​10 são uma das proporções mais populares usadas, mas você pode tentar com números ligeiramente diferentes e avaliar como se sente no final.

#2: Respiração com os dedos

A respiração com os dedos é semelhante à contagem da respiração. Para tentar este método de atenção plena para reduzir seus níveis de ansiedade, você precisa segurar uma mão à sua frente com a palma voltada para você.

Você então usa o dedo indicador da outra mão para traçar a parte externa do polegar enquanto inspira. Você então faz uma pausa na parte superior do polegar e inverte o processo quando está expirando.

A respiração com os dedos tenta atingir exatamente o mesmo objetivo de reduzir sua ansiedade, diminuindo sua respiração. A diferença é que essa estratégia é mais visual e por isso é uma alternativa sólida para quem busca reduzir a ansiedade rapidamente com o poder da mente

#3: Observe uma Folha
#3: Observe uma Folha

Um método interessante de atenção plena para a ansiedade é pegar uma folha de uma árvore ou do chão e segurá-la em suas mãos por alguns minutos.

Aproveite o tempo para observar completamente a folha e todos os pequenos detalhes. Tome notas mentais de todos os detalhes ou aspectos particulares desta folha específica. Embora esse método possa parecer estranho para alguns, pode ser extremamente relaxante.

Quando você está observando a folha, sua mente deve estar completamente focada nessa tarefa simples e detalhada, que o colocará no momento e relaxará facilmente e reduzirá seus níveis de ansiedade.

Embora essa estratégia possa ser realizada com quase qualquer objeto, algo natural como uma folha geralmente é a maneira perfeita de executá-la.

Se você passar apenas 5 minutos observando uma folha e todos os pequenos detalhes sobre ela (como a textura, as cores ou as formas), você se sentirá instantaneamente mais relaxado.

Assim como nas estratégias anteriores, você tem uma gratificação imediata e notará que seus níveis de ansiedade diminuem em apenas alguns minutos.

#4: Meditação

A meditação pode ser um dos melhores métodos para reduzir a ansiedade. Para meditar, você precisa deitar ou sentar-se para ficar totalmente confortável.

Você então fecha os olhos e se concentra na sua respiração. Apenas inspire e expire lentamente enquanto concentra sua mente apenas na respiração.

Você pode então se concentrar em uma parte específica do seu corpo e imaginar a sensação de relaxamento. Quando você está meditando, se você se concentra, por exemplo, que está sentindo uma energia positiva na cabeça, descendo até o pescoço e depois nas costas. Quanto mais profunda sua respiração, mais relaxado você se sentirá.

Embora a meditação possa parecer um pouco mais difícil do que os métodos anteriores de redução de ansiedade que já mencionamos, ela pode ser feita por qualquer pessoa. Você só precisa de 10 a 15 minutos para poder sentar ou deitar em uma posição confortável.

Durante a meditação, você concentra todas as suas energias e pensamentos em seu corpo. Você esquece o estresse, a ansiedade e todos os seus problemas e, por esses breves minutos, é só você, seu corpo e relaxamento.

O truque para meditar com sucesso é respirar fundo e se concentrar em si mesmo, ignorando o ambiente. Pode demorar um pouco mais para dominar esse método, mas os níveis de estresse e ansiedade podem ser reduzidos rapidamente com uma simples meditação.

#5: Relaxamento muscular progressivo
Relaxamento muscular progressivo

O relaxamento muscular progressivo é outro ótimo método para reduzir a ansiedade e o estresse.

Neste método, existem 2 etapas em que você tensiona e relaxa sistematicamente os grupos musculares do seu corpo.

Com a prática, você se familiariza cada vez mais com a tensão e o relaxamento e, quando esse momento chegar, você sentirá que não apenas está relaxando seu corpo como percebe que também conseguiu relaxar sua mente.

Para obter melhores resultados e garantir a redução dos níveis de ansiedade, é melhor combinar o relaxamento muscular progressivo com a respiração profunda.

Esses 5 métodos de atenção plena para a ansiedade podem ser executados por qualquer pessoa. Enquanto algumas pessoas podem preferir a simples contagem da respiração, outras podem preferir a meditação ou o relaxamento muscular progressivo.

Embora todos esses 5 métodos sejam ligeiramente diferentes, todos eles se concentram em parte na respiração. A chave para reduzir a ansiedade é passar algum tempo todos os dias e se concentrar em sua respiração.

Você pode começar com apenas um desses métodos e depois experimentar os outros, ou pode até combinar vários e ver qual funciona melhor para você.

Mas, como provam esses 5 métodos, o segredo para reduzir a ansiedade está dentro de você. Você só precisa ouvir seu corpo por alguns minutos e verá instantaneamente os resultados.

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